quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Quão importante é o kpop na Coreia e para os coreanos



Para muitos de nós, o kpop não foi o primeiro contacto “directo” com a Coreia do Sul. Comigo foi assim, comecei por ver dramas, depois comecei a ver programas de televisão , depois disso comecei a ouvir kpop, a conhecer a cultura, a língua etc, etc, e apaixonei-me pelo país. Antes de ter ido conhecido online alguns coreanos, pensava que o kpop era tão importante na vida deles como era na minha. Mal eu sabia o quão estava enganada! Quando conversei com uma amiga coreana, sofri “uma pequena desilusão” ao perceber que o kpop não era importante como eu imaginava.
 O kpop na Coreia é mais uma coisa para adolescentes até aos 17 anos, os fãs mais velhos, continuam a ser fãs dos grupos depois de crescerem, mas não têm tempo para ser fãs como eram antes, por causa dos estudos.
A presença de idols em muitos programas de televisão e dramas é constante, sim é. Porquê? O kpop é direcionado para os fãs mais jovens, muitos na adolescência. Será que alguém consegue aturar um adolescente quando não pode ver o que quer na tv? Um drama com um ou dois idols consegue vender melhor o drama para outros países e atrair mais compradores (muitos estrangeiros) para comprar merchandising relacionada com o drama. É para atrair estes nichos de mercado que os idols aparecem constantemente na tv. O boom do kpop começou na Ásia e são os fãs asiáticos que mais viajam para a Coreia. As lojas de cosméticos escolhem sempre estrelas famosos no Japão, para atrair as fãs (e o dinheiro) dessas fãs, e o merchandising que encontrarão será maioritariamente de grupos com sucesso no Japão.
Muitos fãs de kpop pensam que chegando à Coreia, ouvirão as músicas dos seus idols favoritos em todo o lado, que encontrarão merchandise em todo o lado e que basta passear pelas ruas para encontrar idols e famosos em todo o lado (claro que pode acontecer, mas terão de ter muuuita sorte). Pensam que chegam à Coreia e que as pessoas sabem tanto de kpop como nós, fãs internacionais… não fazem ideia do quanto estão enganados.
É claro que a Coreia tem que explorar esta popularidade do kpop para promover o país, como aconteceu comigo, aconteceu e acontecerá com outras pessoas, o kpop será a forma de descobrir um fantástico país. Por isso o governo da Coreia aposta cada vez mais na promoção do kpop. Neste momento o kpop é a janela de abertura da Coreia do Sul para o mundo.
SPOLIER………………………
OMG! isso foi um choque para mim, gente quando eu soube eu não acreditei.
comentem aew o seu espanto kkk 

Nenhum comentário:

Postar um comentário